Powered By Blogger

Sequência Didática - Texto: Pausa

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM  
Título do texto: Pausa
Autor: Moacir Scliar
Público-alvo: 9º ano
Disciplina: Português
Palavra-chave: Relacionamento
Objetivos1                                                                                                                                                                                                        Compreender as idéias implícitas no texto;                                                                                                      
Analisar traços característicos de textos narrativos-descritivos;
Identificar e utilizar adequadamente as formas verbais;
Observar a intertextualidade;
Produzir texto de característica opinativa.
Metodologia
1ª aula
1-      Exibição de cenas do filme Click. http://youtu.be/hIY76qhD0wU
2-      Leitura compartilhada do texto Pausa.
3-      Considerações sobre o autor e sua obra: leitura de pequena biografia.
4-      Oralidade:
          - Identificação do gênero textual, conto, e suas características.
          - O que vocês observaram ao assistir as cenas do filme Click? Por que o personagem queria dar um “click” em sua vida?
          - Por que Samuel quer dar uma “pausa” em sua vida? O motivo da pausa  que Samuel quer dar pode se relacionar ao “click” do personagem do filme? De que forma?
         - Que fatos da vida nos fazem desejar parar, mudar de vida, “sumir”?
2ª aula
1-      Compreensão de texto

A- Assinale a alternativa correta quanto ao papel do narrador nessa narrativa:
a- Participa das ações como personagem.
b- Não participa da ação, é apenas um observador das ações.
c- É apenas um observador, mas é capaz de revelar os sentimentos das personagens.
d- Participa das ações, por isso é capaz de revelar os sentimentos dos personagens.
B-  Quanto tempo durava a “fuga” de Samuel? De que ele fugia?
C- De que forma podemos perceber que o trabalho de Samuel, aos domingos, desagrada sua esposa?
D-“Estava na cozinha preparando sanduíches, quando a mulher apareceu bocejando:” “A mulher coçava a axila esquerda.” O que a descrição desses pequenos  detalhes do comportamento da esposa nos permite inferir a respeito do relacionamento do casal?
E- Que tipo de ambiente Samuel escolhe para dar uma pausa em sua vida? Descreva-o.
G- Quem é Isidoro? Qual é a sua importância na narrativa?
H- Que interpretação você daria ao sonho de Samuel?
I- De que forma podemos relacionar as cenas do filme Click, exibidas no início deste trabalho, ao tema do texto Pausa?
J- E você, já sentiu necessidade de dar uma ”pausa” em sua vida? Comente.
K- Crie um ou dois parágrafos que se integrem ao sentido da narrativa, explicando os motivos que levaram Samuel a desejar dar uma pausa em sua vida.
L- Assinale as palavras que se relacionam ao tema do texto:
(    ) rotina       (    ) acomodação       (    ) verdade    (    ) cotidiano      (    ) mentira    (    ) novidade
3ª aula
Correção
1- Correção das questões de compreensão de texto, primeiro oralmente para verificar a diversidade de respostas e observar a base comum que perpassa o trabalho.
2- Pedir a alguns alunos que coloquem suas respostas na lousa, aproveitando o momento para fazer ajustes de concordância e de ortografia.
4ª aula
Estudo da Língua
1- Revisão oral das formas verbais, verificando conhecimento prévio do aluno.
2- Qual o tempo verbal mais adequado para uma se contar uma história? Esse tempo foi utilizado no conto Pausa? Retire três exemplos do texto.
3- Observe a fala da esposa e grife os verbos. Indique a pessoa verbal em que foram utilizados.
4- Como ficariam essas frases, utilizando-se os verbos na 3ª pessoa do singular?
5- Reescreva as frases abaixo, utilizando a 2ª pessoa do singular.
A- “Ah! seu Isidoro! Chegou mais cedo hoje? Friozinho bom este, não é?”
B- “Já vai, seu Isidoro?”
5ª aula
Produção  Textual.
Roda de conversa, preparando a produção.
1- Questionamentos possíveis:
A- O que mais chamou sua atenção no relacionamento do casal do texto Pausa?
B- A rotina e o cansaço da vida só atingem os adultos?
C- A vida do jovem, que parece tão animada, às vezes também se torna rotineira e cansativa?
D- Os jovens também sentem necessidade de dar uma “pausa” na vida ou de mudar o jeito de viver?
2- Audição da música Cotidiano, de Chico Buarque de Holanda. http://youtu.be/T19mxQe2aAI
3- Leitura do 1º capítulo do livro Adolescência, da série Folha Explica, escrito por Contardo Calligaris.
4- Fechamento da roda de conversa, ouvindo a argumentação dos alunos e estimulando os debates.
6ª aula
Produção de Artigo de Opinião
1-Revisão oral das características e da estrutura de um artigo de opinião.
2- Espaço para esclarecimento de dúvidas.
3- Tema: “Os relacionamentos se desgastam com o tempo. As pausas são necessárias para seguirmos em frente.”
Justificativa: É importante que o aluno atente aos aspectos implícitos de um texto para buscar nele todas as possibilidades de leitura. Refletindo sobre as ideias nele encontradas e analisando sua estrutura, estará formando seu “banco de dados” para novas leituras e para a argumentação oral ou escrita nas aulas e na vida.
Recursos Utilizados: textos reproduzidos, computador e datashow, lousa e giz.
Avaliação: A roda de conversa será uma fonte de observação para avaliar os alunos em situação de comunicação oral. A produção do artigo de opinião será avaliada, observando-se aspectos estruturais, características de texto opinativo e respeito ao tema.
Bibliografia
- Gêneros e progressão em expressão oral e escrita – elementos para reflexão sobre uma experiência suíça (francófona) – Joaquim Dolz & Bernard Schneuwly.
- Letramento e capacidade de leitura para a cidadania – Roxane Rojo
- A adolescência – Contardo Calligaris.

Nenhum comentário:

Postar um comentário